quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Perfil do Educador e na Era da Informação

Na atualidade, estar ligado ao que acontece na rede de informações, a internet, é essencial na formação do perfil do novo educador. Um educador que busca informações, que as organize de maneira a gerar conhecimento nos seus discentes. Com isso, sua posição em sala de aula torna-se diferente, a linearidade na construção do saber, onde o docente é dono da verdade e conduz o aluno ao caminho que leva a ela, deve ser rompida de maneira a introduzir seu aluno no ciber espaço, fazendo dele um utilizador do mesmo na construção do conhecimento.

Com base nesse desafio, a busca agora é: como deve ser o perfil do educador no contexto histórico-digital em que vivemos, uma vez que as informações são facilmente acessadas numa velocidade ímpar de centésimos de segundos? 

Em busca do conceito do perfil ideal do novo educador, Fátima Camargo, pedagoga e mestre em Educação pela USP, declara em seu artigo ‘O perfil docente na atualidade’, o seguinte:

“A competência, solicitada aos educadores, parece ir bem além daquela referida aos saberes específicos às áreas do conhecimento. A estes se deve somar o conhecimento e a capacidade de lidar com o aluno, de trabalhar a informação que chega à sala de aula por vias diversas, de responder às expectativas inerentes a uma nova abordagem do currículo, tanto no que diz respeito à seleção e ao tratamento conceitual e integrador de conteúdos, quanto ao tratamento metodológico adotado. Exige-se, portanto,um profissional com saberes diferenciados e com sensibilidade para disponibilizá-los adequadamente.”¹

É dever da escola formar cidadãos conscientes, que tenham uma visão crítico-construtiva da sociedade e do papel que desenpenha na própria. Como fazer isso numa era em que os alunos estão envolvidos na rede digital onde se processam milhões de informações ao mesmo tempo, fáceis de serem acessadas com o clicar de um botão? Torna-se então, dever do educador dessa nova era, perceber como utilizar esse recurso para produzir conhecimento.É necessário mais que utilização de Data Show e slide, é proporcionar aos discentes a oportunidade de os próprios pesquisarem e transformarem a informação em conhecimento, com isso, o professor passa a ser um instrutor, alguém para apoiar a descoberta de novos saberes. 
Maria Lúcia Santos (2003),mestre em Educação, defenfende que o professor deve tomar um novo rumo na nova concepção que a educação passa a exigir com a disponibilidade de informações acessíveis a qualquer pessoa. 
"Estamos num momento especial na história da Educação, num ínterim entre o giz e o computador. Essa transição gera expectativas, impõe novas posturas para se organizar e gerenciar uma escola, uma sala de aula, pessoas. É importante re-situar as funções do professor, de seu trabalho no tempo, aproveitando suas experiências, frutos de uma história, e que indicam a necessidade de se adotar novas posturas para que as mudanças sejam emergentes do mundo sejam acompanhadas. A adoção de novas posturas pertence a todos que estão comprometidos com a ação educativa". ²
A escola precisa se adequar às novas necessidades dos alunos, agora o que realmente é importante não é a quantidade de conhecimentos, e sim como utilizar as informações que estão disponíveis para a elaboração do mesmo. Não podemos nos omitir em um sistema precário e retrógrado, que utiliza de "cuspe e giz' para ensinar. O objetivo é formar cidadãos para o mundo atual, que possam competir no sistema do trabalho em iguadade àqueles que dispuzeram de tecnologia em sua formação, e o professor é peça fundamental para que isso ocorra. Daí pate-se do princípio que um educador tem a respossabilidade de se incorporar na rede interativa.

Um comentário:

  1. Espero que gostem! Este textoé apenas uma reflexão sobre como de ser um professo na era atual!!!

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